sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SEINF ENTREGA SISTEMA VIÁRIO DA COMUNIDADE NOVA VITÓRIA

Os moradores da Comunidade Nova Vitória, situada na zona Leste de Manaus, foram beneficiados nesta quarta-feira, dia 22, com a entrega da primeira etapa das obras que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF naquele bairro.

A solenidade de entrega da obra foi realizada às 09h desta quarta-feira, na rua Paysandu, próximo à caixa d’água, com a presença da Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

Constam desta primeira etapa, denominada Setor II – uma vez que o bairro foi dividido em três setores distintos, de obras no sistema viário, como drenagem, sistema de esgotamento sanitário, urbanismo e paisagismo, rede de distribuição de energia, recuperação ambiental em áreas erodidas, calçadas, meio fio, pavimentação e, principalmente, o sistema de abastecimento de água.

O bairro também receberá outros equipamentos sociais, como um Serviço de Pronto Atendimento – SPA; um Posto de Policiamento Integrado – PPI; e um Centro de Ensino de Tempo Integral – CETI, dentre outros.

O Centro de Ensino Integral – CETI reúne os conceitos mais modernos de educação, com uma estrutura que oferece bloco pedagógico, auditório, quadra esportiva e piscina, dentre outros equipamentos que garantem educação com qualidade.

As obras são fruto de um convênio firmado entre o Governo Federal, através da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA e o Governo do Estado, via da Secretaria de Política Fundiária – SPF, tendo a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF como órgão executor. A área onde hoje se situa o Nova Vitória pertencia anteriormente à União; ela seria utilizada para a expansão do Distrito Industrial de Manaus. Diante da ocupação deste espaço, o Governo do Estado fez injunções junto à SUFRAMA e ao Governo Federal, que doou o terreno para o Estado, desfazendo assim a possibilidade de retirada dos moradores desta comunidade.

A secretária Waldívia Alencar disse que a obra foi realizada com recursos do Governo federal via SUFRAMA, no valor de R$ 31 milhões. “Nós estamos a urbanização de toda as ruas da comunidade do Nova Vitória. As ações estão sendo desenvolvidas em uma área de 80 hectares”, informou a secretária. Para facilitar o trabalho, a comunidade foi dividida em três etapas.

Constam da obra em execução a implantação do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, microdrenagem, iluminação pública e pavimentação.

“Nós estamos entregando hoje 33% de todo esse sistema, ou seja, nós estamos atendendo já a partir de hoje pelo menos 4.500 pessoas, correspondendo a 880 ligações domiciliares, ou seja, 880 residências” destacou Waldívia.

De acordo com ela, essa foi a primeira etapa entregue. A pretensão é entregar até o fim de outubro, do dia 20 de outubro em diante, a outra etapa que é o Setor III, para depois entregar - até o final de dezembro, o Setor I.

Para a líder comunitária Ivete Silva Prestes, “essa foi uma vitória para a nossa comunidade do Nova Vitória, representa uma grande conquista para o nosso bairro, porque nós sabemos das dificuldades enfrentadas para a realização dessa obra”.

De acordo com a líder comunitária, os poços, a caixa d’água, o esgoto, a iluminação elétrica, tudo enfim, vem nos trazer conforto, comodidade e alegria, por que antes os moradores tinham que carregar água de locais muito distantes e pagar caro por ela.

“É muito difícil você não ter água em casa para tomar banho, para lavar uma roupa ou fazer uma comida. Por isso é com muita alegria que nós recebemos hoje essa primeira etapa da obra já pronta, com a água, com a iluminação e com o asfalto em todas as nossas ruas”, disse emocionada Ivete Silva Prestes.

A Secretária Waldívia Alencar – logo após fazer uma ligeira preleção sobre as obras-, convidou a líder Ivete Silva Prestes para que, juntas, acionassem a chave principal de um dos poços, ligando as bombas, o que fez a água jorrar para alegria dos moradores presentes à solenidade de entrega da primeira etapa das obras no Nova Vitória.

Comunidade São Sebastião - SEINF ouve comunitários do bairro de Petrópolis

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, recebeu a visita na manhã desta quarta-feira, 8, de um grupo de moradores da Comunidade de São Sebastião, localizada entre os bairros de São Francisco e bairro de Petrópolis, na zona Sul de Manaus.

Na reunião, que aconteceu no auditório da SEINF e da qual participaram perto de 80 comunitários, foram tratados diversos assuntos de interesse dos moradores, incluindo a possibilidade de inserção da Comunidade de São Sebastião no PROSAMIM, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus.

O presidente da Associação de Moradores da comunidade, Manoel Madra, informou que a principal reivindicação é o prolongamento das obras do Prosamim desde a Avenida Coronel Ferreira de Araújo até a nascente do Igarapé da Cachoeirinha, situada nesta comunidade, o que beneficiaria diretamente mais de 15 pessoas.

Marcos Brito, da Cáritas de Manaus, também presente ao encontro, disse que a visita realizada pelos comunitários tinha por objetivo estreitar a relação com a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF e através dela promover uma interação maior entre a comunidade e o Governo do Estado, para que assim “nós possamos alcançar a nossa meta que é a de levar o Prosamim até a nossa área”.

A Secretária Waldívia Alencar, que ao lado do Coordenador da UGP/SEINF, engenheiro Heliobalbi Martins, representou o Governo do Estado, destacou, logo no início da reunião, que embora o Estado não disponha no momento de um projeto nesse sentido, de extensão do Prosamim nesta comunidade, a SEINF está sempre de portas abertas para receber as comunidades e que este tipo de reunião acontece de forma rotineira - nas comunidades ou na própria SEINF.

“O que nós fazemos é ouvir as comunidades para saber quais os seus anseios e, na medida em que há disponibilidade técnica e financeira, nós providenciamos a implementação das reivindicações e projetos apresentados”, destacou a Secretária de Infraestrutura.

O líder comunitário Elno de Souza agradeceu a receptividade e o tratamento dispensado a ele e aos demais comunitários. “É muito bom quando nós somos ouvidos, quando nós podemos apresentar as nossas propostas de melhoria para a comunidade onde nós moramos”, ressaltou ele, depois de agendar outra reunião, desta vez na própria comunidade, na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 19h00 na Capela de Nossa Senhora das Dores.

Antes de encerrar a reunião, Waldívia Alencar determinou a formação de uma equipe de técnicos da UGP/SEINF, da qual ela própria estará participando, para realizar uma visita diurna ao local, antes da reunião marcada para a próxima sexta-feira, dia 19, à noite, para analisar a situação da comunidade e assim traçar um diagnóstico dos problemas apresentados e procurar a melhor solução para cada um deles.