quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arquiteto da arena Amazônia é destaque em Nova York

Ralf Amman estará presente no 2014 Brazil World Cup Architectural Summit, que começa nesta quinta-feira, 18 de novembro. O evento vai reunir os profissionais brasileiros envolvidos nos projetos das doze arenas para o Mundial do Brasil.
De 18 e 19 de novembro, os projetos dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 estarão em destaque na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. No período, será promovido o 2014 Brazil World Cup Architectural Summit, que vai reunir os arquitetos brasileiros envolvidos nos projetos das doze arenas para o Mundial. Organizado pelo AIA (Instituto Americano de Arquitetos), o evento contará com um ciclo de debates sobre temas como tecnologia, urbanismo e sustentabilidade, além de uma exposição sobre os projetos dos estádios do Brasil.
Estarão presentes no encontro os profissionais Ralf Amman (Arena Amazônia, Manaus), Ronald Werner (Estádio Castelão, Fortaleza), Daniel Fernandes (Arena Pernambuco, Recife), Marc Duwe (Estádio Fonte Nova, Salvador), Cátia Castro (Maracanã, Rio de Janeiro), Laura Penna (Mineirão, Belo Horizonte), Carlos Arcos (Arena da Baixada, Curitiba), Fernando Balvedi (Estádio Beira Rio, Porto Alegre), Eduardo de Castro Mello (Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília), Sérgio Coelho (Arena Cuiabá) e Christopher Lee (Estádio das Dunas, Natal). A cidade de São Paulo, que apenas na semana passada definiu o estádio para o mundial, será representada pelo arquiteto Alfred Talaat, com o projeto do Morumbi.
O 2014 Brazil World Cup Architectural Summit tem curadoria da arquiteta brasileira Denise de Alcantara-Hochbaum e de Noushin Ehsan, do Global Dialogue Committee da AIA/NY. Conta ainda com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova York, do Portal 2014 e do Sinaenco - Sindicato da Arquitetura e da Engenharia e patrocínio da Asbea, Apex, Banco do Brasil, Gerdau, Masisa do Brasil, Schattdecor e Seal Telecom.
Além dos arquitetos estão confirmadas as participações do cônsul do Brasil em New York, Osmar Chohfi, do presidente do AIA/NY, Anthony P. Schirripa, da jornalista Susan Lizovitch (CNN), de Leon Myssior, vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco, e dos jornalistas Marcos de Sousa e Rodrigo Prada, diretores do Portal 2014.

Serviço:

2014 Brazil World Cup Architectural Summit

De 18 a 20 de novembro

Local: Tafel Hall, Center for Architecture, 536 – La Guardia Place.

Credenciamento obrigatório com a assessoria de imprensa.

Programação (hora local)

18 de novembro

11h30 às 12h30 – abertura do evento, com projeções dos projetos dos estádios. Participação do cônsul do Brasil em New York, Osmar Chohfi, e da presidente do AIA/NY, Margaret Castillo.

12h40 às 16h55 – debates: Estádios e planejamento urbano para as cidades-sede; Projeto, tecnologia e inovação nos estádios brasileiros.

19 de novembro

11h30 a 12h40 – balanço do dia anterior. Participação do diretor executivo da AIA/NY, Rick Bell e de Noushin Ehsan, do Global Dialogue Committee da AIA/NY

12h50 às 17h – debates: O legado para as cidades – investimento em arquitetura, infraestrutura e práticas para implementação do turismo; Estádios sustentáveis e a Copa Verde; Estádios e impacto cultural.

sábado, 13 de novembro de 2010

JOSPAM 2010 - Representante da SEINF vence o concurso Musa dos Jogos do Servidor

A Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF iniciou sua participação nos Jogos do Servidor Público, o JOSPAM 2010, com o pé direito. Logo na abertura da competição, quando foi realizado o desfile de apresentação de cada secretaria – na Arena Amadeu Teixeira, a equipe da SEINF emplacou sua representante, Alessandra Cerquinho como a Musa do JOSPAM 2010.

Alessandra Cerquinho, que é lotada no gabinete do Secretário Executivo da SEINF, Dr. Roberto Honda, é só simpatia não apenas em seu ambiente de trabalho como também em seu dia a dia, em casa, na academia ou na sala de aula.

“Nós sabíamos que iríamos ganhar fácil, fácil”, disse um dos coordenadores da equipe de competidores da SEINF, destacando a beleza da representante da secretaria, que arrancou aplausos de todas as torcidas presentes ao desfile e ao concurso.

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Dr.ª Waldívia Alencar, parabenizou a nova Musa dos Jogos do Servidor e disse esperar que a SEINF tenha o mesmo desempenho nas quadras, nos campos, em todas as modalidades previstas neste evento, promovido pelo Governo do Estado e que promove uma competição e uma integração salutares entre os funcionários de todas as secretarias, autarquias e demais estruturas integrantes do Governo do Estado.

domingo, 7 de novembro de 2010

Servidores da SEINF visitam a Ponte do Iranduba


Uma equipe formada por 15 funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF visitou, no último sábado, dia 6, as obras da ponte sobre o rio Negro, que interliga a capital, Manaus, aos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, todos integrantes da Região Metropolitana de Manaus.
Idealizada pela Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, as visitas às obras tem por objetivo mostrar aos servidores de setores como o administrativo, jurídico e financeiro a importância de cada na execução das obras realizadas pelo Governo do Estado.
“Nosso objetivo é fazer com que o servidor conheça de perto as obras que nós executamos, para que ele possa mensurar os ganhos sociais de cada uma delas para a sociedade e, por via de conseqüência, a sua própria importância neste contexto”, explicou Waldívia Alencar.
Anteriormente, os mesmos funcionários haviam conhecido as obras do PROAMA. Todos eles, sem exceção ficaram maravilhados com a imponência e grandiosidade da obra, principalmente ao saber, no caso específico do PROAMA, milhares de pessoas serão beneficiadas com o fornecimento contínuo de água potável em suas torneiras, o que não acontece atualmente.
Na visita à ponte, eles assistiram a um vídeo explicativo e receberam informações prestadas pelos engenheiros Clóvis Arruda, da Andrade Gutierrez, e pelo engenheiro Alberto Magno, da CIAMA.
Depois de receber explicações detalhadas sobre o projeto, etapas de construção, dificuldades e soluções encontradas para a construção da ponte, o grupo se encaminhou ao tabuleiro da ponte, chegando até as proximidades do trecho estaiado. Em seguida, sempre orientados pelo pessoal da Andrade Gutierrez, eles tomaram um barco e fizeram um tour por toda a extensão da ponte, via rio Negro, conhecendo de perto outros detalhes da obra.
“Eu não imaginava que essa ponte atenderia a tantos municípios assim”, ponderou a Assistente Social Simone Malaquias, ao saber que além de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba, a ponte sobre o rio Negro também irá beneficiar praticamente todos os municípios das calhas dos rios Solimões, Purus, Juruá e Javari, dentre outros, encurtando tempo de viagem e custo de frete, facilitando assim a circulação de riqueza entre estas regiões e Manaus.
Outra funcionária, Tânia Guimarães, disse que estava deixando de ser um turista dentro de sua própria terra, porque agora ele estava conhecendo de perto as obras mais importantes realizadas pelo Governo do Estado, mesmo reconhecendo que todas as demais também são importantes.
Ao tomar conhecimento da reação do grupo de servidores, extremamente positiva tanto quanto à visita como também em relação às obras, a Secretária de Infraestrutura, satisfeita com os resultados obtidos, informou que novas visitas serão programadas para os próximos finais de semana.