quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEINF discute implantação de novos portos no interior

          A Secretaria de Estado de Infraestrutura - SEINF realizou seminário na última sexta-feira, dia 30 de abril, em seu auditório, na Alameda Cosme Ferreira, bairro do Coroado, para discutir o cronograma de obras dos novos portos que serão construidos no interior do Estado, através de um convênio formado com o Governo Federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura - DENIT.
          O seminário, que contou com a presença de técnicos do DENIT, das empresas e dos consórcios responsáveis pelas obras  e da própria Secretaria de Estado de Infraestrutura - SEINF, foi aberto pela secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, que após apresentar os técnicos presentes e fazer uma exposição de motivos, determinou ao projetista José Izidro que procedesse à primeira apresentação do encontro, falando sobre as dificuldades encontradas para a realização de obras deste porte no interior do estado.
          O engenheiro projetista José Izidro, que já realizou diversas obras na região amazônica, falou dos problemas enfrentados no processo de construção de portos, desde as ligadas à questão climática à falta de determinados insumos, como pedra, por exemplo, praticamente inexistente na região do Alto Solimões.
          Ele explicou ainda que cada porto, cada município apresenta uma situação diferente, que deve ser levada em conta no momento em que se elaborar um calendário, um cronograma de ação. Sergundo José Izidro, a principal preocupação deve ser aquela relativa relativa ao clima, ou seja, ao período de estiagem onde se pode trabalhar de forma contínua, sem perda de material. Esse período, de apenas seis meses, deve conter todo o calendário de obra.
          É extremamente importante que as empresas elaborem um cronograma de trabalho, de alocação de máquinas e insumos de modo a dar início às obras dentro deste período, sob pena de ter que parar a obra, de perder material ou mesmo a obra inteira.
          As novas tecnologias adotadas, com a utilização de geogrelha, por exemplo, um material patenteado pelo Exército dos Estados Unidos, também foram apresentadas neste seminário. A geogrelha é fabricada nos Estados Unidos, na Europa e em Israel. De acordo com o projetista, o tempo de espera e a chegada deste material ao canteiro de obras é de aproximadamente 45 dias, mesmo assim, completou, é muito mais economicos e seguro a sua utilização do que as tecnologias anteriores.
         Os novos portos serão construidos nos municípios de Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Canutama, Carauari, Careiro da Várzea, Codajás, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Itapiranga, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.
         
        

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