quarta-feira, 13 de abril de 2011

Rua de Lazer - SEINF participa de ação social na Sapolândia


A Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF participou da movimentação realizada pelo Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas – SEJEL, no igarapé da Sapolândia, no bairro da Alvorada, no último domingo, dia 11 de abril de 2011.
Realizada em comemoração ao Dia da Qualidade de Vida no Amazonas, a ação contou com a presença de representantes de todas as secretarias de governo. Cada secretaria apresentou uma ação diferente, dentro das suas atribuições, promovendo a aproximação entre governo e sociedade.

O stand da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF recebeu a visita de dezenas de moradores da Comunidade de Santa Terezinha e do entorno do igarapé da Sapolândia, que se revezavam na busca por informações ou orientações junto aos servidores, principalmente do Serviço Social da UGP/SEINF, responsável pelas obras do PROSAMIM.


Simone Malaquias, Socorro Oliveira, Rosilene Andrade, Frank Rodrigues, Silvane Ribeiro e Tânia Guimarães, dentre outros servidores da SEINF, como Rodolfo Green, Eduardo Silva, Greycemar Rabello e Warrington Redman, prestaram todos os esclarecimentos solicitados dentro da área de atuação da SEINF ou encaminharam os visitantes para as secretarias e órgãos aos quais estivessem adstritas as reclamações, sugestões ou solicitações apresentadas.
Impossibilitada de comparecer ao evento por conta de uma viagem a Brasília, para a apresentação de projetos de interesse do Estado, a Secretária Waldívia Alencar apreciou a idéia da rua de lazer, promovida pelo Secretário Julio Cesar, da SEJEL. “Essa aproximação entre o Governo do Estado e a sociedade é sempre salutar”, observou ela, destacando a oferta de inúmeros serviços aos moradores locais, além da realização de diversas ações paralelas, atividades lúdicas e desportivas que atenderam a todos os moradores, independente de idade.
Brincadeiras como Barra Bandeira e Cabo de Guerra; teatro de bonecos; torneios de futebol de areia e vôlei, além da apresentação de uma fanfarra e de grupos de jovens do Projeto Cidadão e Galera Nota 10 fizeram o contraponto dos serviços oferecidos, como aferição de pressão arterial e medição da glicemia.
Foram tantos os serviços e tamanha a receptividade que o secretário Julio Cesar informou que pretende reunir com a secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, para levar essa ação para todos os igarapés.



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SEINF realiza campanha contra dengue nos canteiros de obra

O governador Omar Aziz pediu ontem a união de esforços para a realização de um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue em Manaus. A solicitação foi feita durante reunião realizada na sede do Governo, com representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, secretarias de Saúde do Estado – Susam, e do Município - Semsa, da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, Secretaria Estadual de Infraestrutura - Seinf, Secretaria da Região Metropolitana de Manaus - SRMM, entre outros órgãos que vão participar do mutirão.
A Secretária de Estado de Infraestrutura – SEINF, que já vem realizando campanha de conscientização sobre a dengue junto aos seus funcionários, se fez presente à reunião de ontem através de seu Secretário Executivo, Dr. Roberto Honda.
A campanha realizada internamente pela SEINF está sendo levada também aos demais órgãos integrantes de sua estrutura, como SUHAB, COSAMA, ARSAM e SNPH, por determinação da secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
Ainda na sexta-feira, dia 14, ao fim do expediente, o biólogo Vanderson de Souza Sampaio, da Semsa, ministrou palestra explicando as formas de contágio da doença, os sorotipos existentes e as medidas necessárias para evitar o contágio, dentre outras informações. Além da realização desta palestra, também está sendo distribuído aos servidores um fôlder com informações suplementares sobre a doença.
Na semana seguinte, mais precisamente na sexta-feira, dia 21, a mesma palestra foi apresentada aos servidores da SUHAB. De acordo com o cronograma estabelecido, nesta quinta-feira, dia 27, será a vez da SNPH, e na sexta-feira, dia 28, da Cosama. Nestes dois últimos casos, da SNPH e da Cosama, a campanha será desdobrada, uma vez que na Sociedade Nacional de Portos e Hidrovias a palestra será apresentada em dois locais distintos: no Porto de São Raimundo e no Porto da CEASA. Quanto à COSAMA, o trabalho de conscientização será levado também ao interior.
Canteiros de obra – A secretária Waldívia Alencar determinou ainda que a campanha fosse levada aos canteiros de obras de responsabilidade da SEINF ou por ela fiscalizadas - em uma segunda etapa, de modo a envolver todos os segmentos da área de infraestrutura do Estado, na capital e no interior, nesta campanha que tem como objetivo principal evitar o alastramento desta doença, que pode causar sérios problemas de saúde e, em casos mais graves, levar à morte.
A mesma palestra ministrada aos servidores da SEINF foi apresentada aos empresários e representantes da construção civil que prestam serviço ao Estado do Amazonas – em torno de 72 empresas. “A participação das empresas de construção civil neste processo é de suma importância”, destacou Waldívia Alencar, visto que nos canteiros de obra são encontrados inúmeros criadouros do mosquito aedes egpty,que transmite a dengue.
Medidas simples e não onerosas, como evitar a formação de poças d’água em lajes, nos equipamentos de trabalho como baldes e latas, cisternas abertas e garrafas PET evitam a proliferação do mosquito. Os fiscais de obra da SEINF farão a verificação diária nos canteiros de obra para garantir que tais medidas sejam obedecidas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Igarapé do Passarinho pode receber dragagem

O igarapé do Passarinho, na zona Norte de Manaus, poderá receber dragagem em toda sua extensão, por conta do assoreamento de seu leito, o que pode comprometer a vazão das águas pluviais, em função do seu represamento e o conseqüente transbordamento e alagação de suas laterais.
A informação foi repassada ontem pelo engenheiro Heliobalbi Martins, da UGP/SEINF, em reunião com moradores da Comunidade Maranhense, situada no bairro do Monte das Oliveiras. Essa comunidade, de acordo com o presidente da Associação de Moradores do Monte das Oliveiras, João Couto, teme que a chegada da estação de chuva em nossa região possa ocasionar novos transtornos, em razão do represamento das águas, visto que as ruas desta comunidade ficaram em um plano inferior ao das laterais do igarapé do Passarinho.
Ao tomar conhecimento da situação, o governador Omar Aziz determinou que fossem tomadas providências imediatas, com a realização de estudos que permitam solucionar o problema.
Dentre as soluções propostas até o momento constam o desassoreamento do leito do igarapé do Passarinho, a retirada de algumas casas do local com a conseqüente indenização de seus moradores, e a colocação de uma tubulação de maior poder de vazão, nas proximidades do Detran/AM, o que permitiria acabar de vez com o problema do represamento das águas, por ocasião das chuvas.
O Coordenador da UGP/SEINF, Engenheiro Heliobalbi Martins, estará realizando uma visita ao local nesta quarta-feira pela manhã, para elaborar um diagnóstico da situação e apresentar as soluções indicadas para o problema.
A partir da apresentação deste diagnóstico, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF tomará as providências necessárias para a resolução definitiva do problema, segundo informou a Secretária Waldívia Alencar.