O igarapé do Passarinho, na zona Norte de Manaus, poderá receber dragagem em toda sua extensão, por conta do assoreamento de seu leito, o que pode comprometer a vazão das águas pluviais, em função do seu represamento e o conseqüente transbordamento e alagação de suas laterais.
A informação foi repassada ontem pelo engenheiro Heliobalbi Martins, da UGP/SEINF, em reunião com moradores da Comunidade Maranhense, situada no bairro do Monte das Oliveiras. Essa comunidade, de acordo com o presidente da Associação de Moradores do Monte das Oliveiras, João Couto, teme que a chegada da estação de chuva em nossa região possa ocasionar novos transtornos, em razão do represamento das águas, visto que as ruas desta comunidade ficaram em um plano inferior ao das laterais do igarapé do Passarinho.
Ao tomar conhecimento da situação, o governador Omar Aziz determinou que fossem tomadas providências imediatas, com a realização de estudos que permitam solucionar o problema.
Dentre as soluções propostas até o momento constam o desassoreamento do leito do igarapé do Passarinho, a retirada de algumas casas do local com a conseqüente indenização de seus moradores, e a colocação de uma tubulação de maior poder de vazão, nas proximidades do Detran/AM, o que permitiria acabar de vez com o problema do represamento das águas, por ocasião das chuvas.
O Coordenador da UGP/SEINF, Engenheiro Heliobalbi Martins, estará realizando uma visita ao local nesta quarta-feira pela manhã, para elaborar um diagnóstico da situação e apresentar as soluções indicadas para o problema.
A partir da apresentação deste diagnóstico, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF tomará as providências necessárias para a resolução definitiva do problema, segundo informou a Secretária Waldívia Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário