O governador Omar Aziz pediu ontem a união de esforços para a realização de um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue em Manaus. A solicitação foi feita durante reunião realizada na sede do Governo, com representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, secretarias de Saúde do Estado – Susam, e do Município - Semsa, da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, Secretaria Estadual de Infraestrutura - Seinf, Secretaria da Região Metropolitana de Manaus - SRMM, entre outros órgãos que vão participar do mutirão.
A Secretária de Estado de Infraestrutura – SEINF, que já vem realizando campanha de conscientização sobre a dengue junto aos seus funcionários, se fez presente à reunião de ontem através de seu Secretário Executivo, Dr. Roberto Honda.
A campanha realizada internamente pela SEINF está sendo levada também aos demais órgãos integrantes de sua estrutura, como SUHAB, COSAMA, ARSAM e SNPH, por determinação da secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
Ainda na sexta-feira, dia 14, ao fim do expediente, o biólogo Vanderson de Souza Sampaio, da Semsa, ministrou palestra explicando as formas de contágio da doença, os sorotipos existentes e as medidas necessárias para evitar o contágio, dentre outras informações. Além da realização desta palestra, também está sendo distribuído aos servidores um fôlder com informações suplementares sobre a doença.
Na semana seguinte, mais precisamente na sexta-feira, dia 21, a mesma palestra foi apresentada aos servidores da SUHAB. De acordo com o cronograma estabelecido, nesta quinta-feira, dia 27, será a vez da SNPH, e na sexta-feira, dia 28, da Cosama. Nestes dois últimos casos, da SNPH e da Cosama, a campanha será desdobrada, uma vez que na Sociedade Nacional de Portos e Hidrovias a palestra será apresentada em dois locais distintos: no Porto de São Raimundo e no Porto da CEASA. Quanto à COSAMA, o trabalho de conscientização será levado também ao interior.
Canteiros de obra – A secretária Waldívia Alencar determinou ainda que a campanha fosse levada aos canteiros de obras de responsabilidade da SEINF ou por ela fiscalizadas - em uma segunda etapa, de modo a envolver todos os segmentos da área de infraestrutura do Estado, na capital e no interior, nesta campanha que tem como objetivo principal evitar o alastramento desta doença, que pode causar sérios problemas de saúde e, em casos mais graves, levar à morte.
A mesma palestra ministrada aos servidores da SEINF foi apresentada aos empresários e representantes da construção civil que prestam serviço ao Estado do Amazonas – em torno de 72 empresas. “A participação das empresas de construção civil neste processo é de suma importância”, destacou Waldívia Alencar, visto que nos canteiros de obra são encontrados inúmeros criadouros do mosquito aedes egpty,que transmite a dengue.
Medidas simples e não onerosas, como evitar a formação de poças d’água em lajes, nos equipamentos de trabalho como baldes e latas, cisternas abertas e garrafas PET evitam a proliferação do mosquito. Os fiscais de obra da SEINF farão a verificação diária nos canteiros de obra para garantir que tais medidas sejam obedecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário