Com a presença confirmada das bandas Xaxado, Vai Garotão e Feras do Forró, será inaugurada nesta quinta-feira, 25, a partir das 20h00, a segunda etapa da obra do igarapé da Sapolândia, no bairro do Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus.
Com investimentos da ordem de R$ 31,3 milhões, o Programa de Requalificação Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – Prosamim realizou diversas intervenções neste igarapé, primeiramente com a retirada de 903 imóveis, cujos proprietários foram devidamente indenizados.
O trecho trabalhado tem uma extensão total de 2.060 metros, onde foram construídos 1.000 metros de canal aberto revestido nas margens, em concreto e grama, além de 1.060 metros de canal do tipo bolsacreto. Para garantir o escoamento das águas pluviais, foi construído um sistema de drenagem composto por 900 metros de tubulações de diâmetros variáveis, de modo a captar a água da chuva sobre o sistema viário. Além disso, os resíduos de esgoto sanitário das residências que permaneceram no entorno do igarapé, serão tratados por duas estações compactas de esgoto, a exemplo do que foi feito no igarapé do Bombeamento.
Também foram construídos três pontilhões ao longo do canal, o primeiro na rua Álvaro Maia, o segundo ligando a rua São Bernardo com a rua Martim Afonso de Souza, e o terceiro ligando a Avenida E com a rua Campos Sales facilitando assim o acesso entre o bairro do Alvorada com o conjunto Dom Pedro.
O novo sistema viário implantado ganhou duas novas pistas paralelas com 1.000 metros de comprimento cada e sete metros de largura no trecho entre a rua Álvaro Maia e a rua Loris Cordovil, e na sequência no trecho entre a rua Loris Cordovil e Avenida Desembargador João Machado foi construído uma via de 1.000 metros de comprimento com quatro metros de largura totalizando 3.000 metros de sistema viário composto de pavimentação asfáltica, calçadas, meio-fio e sarjetas.
Para facilitar a circulação de pedestres de um lado para o outro do igarapé e o acesso às duas pistas laterais, foram construídas duas passarelas ao longo do canal. Ao longo dos 2.060 metros de extensão da obra, foram implantados postes de concreto com luminárias e lâmpadas de vapor de sódio.
As áreas desapropriadas não ocupadas pela obra foram urbanizadas com plantio de 12.000 metros quadrados de gramas, arborização com mudas diversas, construção de passeios, pista de caminhada, ciclovias e construção de quadras para prática de esportes e parques infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário