Encerrada a fase de treinamento de pessoal, que englobou servidores de todas as secretarias direta ou indiretamente envolvidas com a realização de obras, principalmente da Secretaria de Estádio de Infraestrutura – SEINF, o Sistema Integrado de Controle e Gestão de Obras – o SICOP, entra agora em sua fase operacional.
O novo sistema, que permite mais agilidade e um maior controle no gerenciamento das obras no Estado do Amazonas, tanto na capital quanto no interior, é um sistema desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina para operacionalizar e gerenciar as informações de todas as obras do Estado. Ele é dividido em módulos, tais como o de Informações de Obras, destinado aos servidores do Governo responsáveis pelo cadastramento das informações de contratos e convênios.
O treinamento reuniu representantes das secretarias de Educação - SEDUC, Saúde - SUSAM, Segurança - SSP, Ação Social - SEAS, de Fazenda – SEFAZ, CGL e da própria SEINF, dentre outras, das áreas de Contratos e Convênios, Laudos e Medições, Orçamento, toda área administrativa e orçamentária enfim.
Desde o mês de janeiro vem sendo realizado um mutirão para cadastrar todos os contratos de obras de todas as secretarias, para que se possa promover a integração deste sistema, o SICOP, com o AFI, o Sistema de Administração Financeira do Estado.
Embora todos os prazos tenham sido obedecidos, uma reunião entre a secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, os engenheiros da SEINF responsáveis pela fiscalização das obras, os técnicos de Santa Catarina e a coordenadora do projeto de implantação deste sistema, Carmelita Reis, determinou a instituição de um prazo maior de adaptação ao sistema até o dia 16 de março.
Entre os dias 16 e 19 de março será feita uma análise pelos gerentes de área, para que no dia 21 o novo sistema entre em operação, seja integrado definitivamente ao AFI, através da SEFAZ.
Transparência – A secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, destacou a rapidez na obtenção de qualquer tipo de informação quanto ao andamento das obras, visto que o SICOP, estará sendo alimentado a todo instante com dados de todas as obras na capital e no interior. “O melhor de tudo é que a sociedade terá acesso direto a estas informações, que estarão na rede, na Internet. Isso significa, em outras palavras, transparência e cristalinidade, ou seja, responsabilidade no trato da coisa pública” ponderou a secretária.
Homenagem – No encerramento da primeira fase do projeto, foi realizada uma homenagem à equipe de técnicos de Santa Catarina que veio a Manaus orientar a implantação do SICOP.
Em uma pequena solenidade realizada no gabinete da Secretária Waldívia Alencar, com direito a coquetel, foram oferecidas placas ao Dr. Luiz Carlos Carvalho,diretor do DEINFRA de Santa Catarina; ao engenheiro civil Rubens Eduardo Uhlmann, também do DEINFRA; Luciano da Silva, gerente de TI do DEINFRA, e Rose Fabiane H.Moro; e aos técnicos da empresa Poligraph, Daniel Cravo, Luciane da Silva Brandão.
Carmelita Reis destacou que a homenagem representava o agradecimento do Governo do estado do Amazonas por conta do empenho dos técnicos catarinenses, que prestaram assessoria sem nenhum ônus.
Ainda segundo ela, a segunda fase do projeto continua com a implantação do Módulo de Orçamento de Obras, que está em desenvolvimento, tendo em vista que o sistema local é diferente do modelo catarinense.
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