O Governo do Estado inaugura às quatro da tarde desta terça-feira, 23, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura - SEINF, a Passagem de Nível da Torquato Tapajós com a Avenida Max Teixeira, na saída da Cidade Nova.
Com investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões e a geração de pelo menos 300 empregos diretos e indiretos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF construiu mais uma passagem de nível no local e promoveu o alargamento da Max Teixeira, criando assim uma direita livre para quem sai do bairro da Cidade Nova em direção ao aeroporto.
“Esta obra é mais uma mostra do esforço do Governo do Estado de dotar a cidade de Manaus de um sistema viário à altura de sua importância como metrópole, a exemplo da Avenida das Torres que também deve ser inaugurada agora”, ponderou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
A nova Passagem de Nível, construída pelo Governo do Estado no cruzamento da Torquato Tapajós com a Max Teixeira, tem vinte metros de largura e 5,6 metros de altura do pavimento até as vigas. Também foram construídas calçados em ambos os lados da passagem, cada uma delas com dois metros de largura, guarda corpo e canteiro central com um metro de largura.
Na parte inferior, a nova pista tem 10,50 m de largura e dois metros de calçadas, o que oferece mais fluidez ao tráfego de veículos, que apresenta números próximos a 3.000 veículos por hora, saindo da Cidade Nova.
Com a nova estrutura, essa saída – que antes acontecia em uma mesma pista com mão e contramão, o que dificultava sobremaneira o tráfego local, passa a ter um sentido só com duas pistas de rolamento, aumentando consideravelmente a mobilidade e a vazão do fluxo de veículos saindo da Cidade Nova.
A parte inferior da passagem de nível foi construída com a tecnologia denominada túnel line e a colocação de estacas helicoidais monitoradas. Com a utilização desta técnica não houve a necessidade de demolir a passagem anterior nem interromper o tráfego de forma completa, já que a construção se deu por etapa, ou seja, primeiro um lado e depois o outro, sempre permitindo a utilização de um de um dos lados da pista – de cada vez, para o escoamento do trânsito nos dois sentidos.
Para garantir total visibilidade na parte inferior da passagem a qualquer hora da noite, foram colocados nada menos do que 14 refletores, sendo sete de cada lado da pista com lâmpadas de vapor de sódio com 250 Watts de potência cada uma. Na passagem antiga foram colocados dez refletores.
Direita livre – para que fosse construída a chamada ‘direita livre’, saindo da Cidade Nova em direção ao aeroporto, foi necessária a retirada de sete imóveis, que foram devidamente indenizados pelo Governo do Estado através da SUHAB.
Além do alargamento da pista, houve ainda um prolongamento, de modo a garantir a segurança do motorista que sai da Cidade Nova para o aeroporto ou para os bairros de Novo Israel ou Santa Etelvina. A entrada para a Cidade Nova, vindo do aeroporto, também ganhou mais fluidez e segurança, com mais faixas de rolamento e sentido único. ”Isso mostra que a obra alcançou plenamente seus objetivos”, disse a secretária de Infraestrutura, Waldívia Alencar, lembrando de duas outras intervenções semelhantes, que foram o alargamento da própria Torquato Tapajós e a construção da passagem de nível em frente ao conjunto Santos Dumont.
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