A Avenida das Torres – situada entre a Cidade Nova, na zona Norte, e os bairros do Aleixo e Coroado, nas zonas Centro-Sul e Leste, respectivamente – será inaugurada nesta terça-feira, 29 de junho, pelo Governo do Estado. A nova avenida, que receberá o nome do ex-governador José Lindoso, entra em operação ainda nesta terça-feira, logo após a inauguração, marcada para as 18h, na esquina da Avenida Barão do Rio Branco com a Avenida Governador José Lindoso, próximo ao prédio da Escola Municipal “Paulo Graça”.
Com investimentos de R$ 48,2 milhões – valor que envolve todo o viário, incluindo a construção de duas pontes sobre o Igarapé do Mindú, a Avenida das Torres passa a ser o maior eixo viário construído na capital amazonense nos últimos dez anos. Sua importância pode ser comprovada quando se verifica que Manaus recebe, em média, três mil veículos mensalmente. “Essa avenida preenche uma necessidade desencadeada pela expansão de uma cidade que enfrenta um crescimento acelerado em todas as direções”, observa a secretária de Infraestrutura Waldívia Alencar, ao ressaltar que a obra reflete a preocupação do Governo do Estado em dar excelência às suas ações e, assim, melhorar a qualidade de vida da população.
O caminho da economia – a Avenida das Torres passa a ser a alternativa mais viável entre o Distrito Industrial, na zona Sul e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste, reduzindo o tempo do trajeto de cargas que entram e saem de Manaus por via aérea. Ela também vai desafogar o tráfego nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Efigênio Sales e Grande Circular. A obra é de responsabilidade da Secretaria de Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF) e abre caminho entre áreas da cidade cujo acesso tornou-se difícil e demorado nos horários de pico.
A pista da direita, que parte da Alameda Cosme Ferreira, no bairro do Coroado, vai até a Avenida Timbiras, na Cidade Nova, enquanto a da esquerda, que parte da Avenida Timbiras segue em direção à Avenida Ephigênio Sales, no bairro do Aleixo. As vias transversais de acesso entre os conjuntos do entorno, também receberam melhorias, de modo a adequá-las ao fluxo de veículos que aumentará consideravelmente com a inauguração da avenida.
A via é cortada por duas pontes de 70 metros de extensão sobre o Igarapé do Mindu. A estrutura reforçada das pontes, compostas por 21 vigas em concreto cada uma, sendo 14 de 20 metros e sete de 30 metros de extensão, receberam todo o acabamento necessário, como encabeçamento, proteção do aterro, construção do gabião e pavimentação, bem como via para pedestres.
Com extensão total de 6.300 metros, a Avenida das Torres possui três pistas de cada lado, ou seja, seis pistas de rolamento. As calçadas laterais medem três e as internas um metro de largura.
A Avenida das Torres tem início nos bairros do Coroado e Aleixo. No Aleixo, ao lado do conjunto residencial “Ephigênio Sales”, no V-8. No Coroado, tem início na Alameda Cosme Ferreira, nas proximidades da Concessionária Murano. Ela passa entre os conjuntos Petros – à direita, e o Artur Reis, mais à esquerda; segue cortando o Parque das Laranjeiras e a Cidade Nova I, tendo como área de abrangência os conjuntos Jardim Oriente e Jardim Sakura, o Residencial Águas Claras, as comunidades Boas Novas e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entre outros.
Além de permitir uma ligação mais rápida entre as zonas Norte, Centro-Sul e Leste, entre a Cidade Nova e os bairros do Aleixo e Coroado, também reduzirá o tempo de deslocamento de quem sai de bairros como o Japiim, Crespo e São Lázaro em direção à zona Norte da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário