terça-feira, 8 de junho de 2010

Infraestrutura - Itacoatiara entra na rota do desenvolvimento

O município de Itacoatiara, integrante da Região Metropolitana de Manaus, sempre recebeu um carinho especial por parte do governo do Estado em todas as suas demandas junto ao Executivo Estadual.

Nos últimos sete anos, diversas ações têm sido realizadas tanto na sede do município quanto na zona rural, principalmente em sua infraestrutura viária, de modo a garantir o desenvolvimento econômico do município e a conseqüente melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Agora mesmo um pacote de obras de revitalização e manutenção do sistema viário da sede do município está em andamento, visando melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas de Itacoatiara, que se encontravam em péssimas condições.

Outra ação impactante na área de logística diz respeito ao porto local, cujas obras estão bem adiantadas, apesar do problema ocorrido na ponte de acesso, problema este de inteira responsabilidade da empresa construtora, o Estaleiro ERAM, que inclusive recebeu penalidade imposta pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Infraestrutura.

Paralelamente a isso, o Executivo Estadual, por intermédio da SEINF, está promovendo a recuperação, recapeamento e conservação da AM-010, a Manaus-Itacoatiara. Estas duas intervenções são determinantes para a economia local, porque darão maior autonomia e rapidez no escoamento da produção agrícola do município. Junte-se a isso maior rapidez no fluxo de veículos – nos dois sentidos-, entre a capital, Manaus, e a sede do município.

A própria Hermasa, empresa que beneficia e exporta soja desde Itacoatiara, será beneficiada com estas ações, tendo-se em vista que o fluxo de caminhões e de carretas transportando soja poderá aumentar significativamente, aumentando assim, por via de conseqüência, o numero de empregos ofertados aos itacoatiarenses, sendo esta inclusive, uma das principais metas do Governo do Estado, que é a geração de emprego e renda. Além destas obras, o Governo do Estado também determinou a construção da ponte de concreto na estrada do Novo Remanso, que tornará o acesso ao local mais seguro e mais fácil para quem vive na comunidade, facilitando o escoamento da produção local de abacaxi.

“Estas ações demonstram claramente a visão que o Governo do Estado tem do estado como um todo e não apenas da capital, uma vez que ele direciona investimentos na melhoria da qualidade devida de todos os municípios”, destacou a secretária de Estado de Infraestrutura Waldívia Alencar.

Além dos investimentos na infraestrutura, o Governo do Estado também investe em Itacoatiara em outros setores, como na área educacional, com a construção de uma escola padrão com 12 salas de aula e ginásio poliesportivo coberto; além da construção do poço na escola estadual Deputado João Valério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário