O Governo do Estado está construindo, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF), o novo Terminal Hidroviário do município de Coari, que vai centralizar a circulação de passageiros e cargas com conforto e segurança.
O novo porto de Coari está sendo construído na margem direita do rio Solimões, na região central da cidade. Além do retroporto, onde está situado o prédio destinado à administração, recebimento dos passageiros, reservatório d’água e estacionamento, as obras contemplam ainda uma ponte móvel com 31,50 metros de extensão.
O Terminal de Passageiros tem uma área construída de 448 m², oferecendo os mesmos serviços disponibilizados nos portos já inaugurados, como os de Tabatinga e de Manacapuru. Com as obras em estágio bem adiantado, o porto de Coari será repassado pela SEINF para a SNPH, a Sociedade de Portos e Hidrovias, que ficará responsável pela sua administração.
Com a construção do porto de Coari, o Governo do Estado promoveu a geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos, nas obras em alvenaria do retroporto e nas obras fluviais, que engloba o porto flutuante e as pontes de acesso.
Ponte do Pêra – A Ponte do Pêra, que faz a ligação entre o centro de Coari e outros bairros da cidade, inclusive o Chagas Aguiar, terá sete vãos de 33 metros cada, totalizando 230 metros de extensão, com tabuleiro de doze metros de largura. A ponte terá duas faixas para a circulação de veículos, com 4,5 m de largura cada uma e duas faixas destinadas aos pedestres, sendo que estas terão 1,46 m de largura.
Sistema Viário – Os investimentos que o Governo do Estado vem realizando em Coari, não se restringem ao porto e à ponte do Pêra, um vez que o sistema viário da sede do município também vem recebendo obras de drenagem, meio fio e tapa buracos.
Com investimentos da ordem de R$ 6.743.447,14, pelo menos 232 ruas do centro e de dez bairros e conjuntos habitacionais serão totalmente recuperadas.
Além do centro, serão beneficiados os bairros do Pêra, Santa Helena, Santa Efigênia, Chagas Aguiar, Duque de Caxias, Itamarati, conjunto Liberdade, conjunto Naide Lins, Tauá-Mirim, Urucu, União e Espírito Santo.
Na zona rural, o Governo do Estado vai investir dois milhões de reais nos 23 quilômetros da Estrada do Tapéua, que liga a cidade a esta comunidade, facilitando a comunicação e o escoamento da produção hortifrutigranjeira dos ramais desta estrada em direção à sede do município.
Logística e desenvolvimento - Em todas estas obras, fica patente a preocupação do Governo do Estado do Amazonas em promover o desenvolvimento econômico no interior, além da melhoria da qualidade de vida e da geração de emprego e renda.
Essa, aliás, é uma política do Governo do Estado, que determina tratamento igualitário entre os moradores da capital e os do interior. Isso significa que a qualidade das obras no interior, de escolas, hospitais, delegacias ou portos, devem seguir o mesmo padrão de qualidade das obras realizadas na capital.
No momento em que a ponte estiver pronta, a mobilidade entre os diferentes bairros e comunidades de Coari e o centro da cidade será um elemento a mais na promoção do desenvolvimento daquele município.
Já o porto, o novo terminal hidroviário, permitirá a atracação de barcos em um único local, com conforto e segurança, o que não vinha acontecendo antes, quando a chegada e saída das embarcações - os chamados “recreios”, era feita de forma pulverizada, em diferentes locais, sem um mínimo de segurança.
A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, visitou, em meados da semana que passou, o município de Coari, onde inspecionou as obras do Terminal Hidroviário e dos locais onde serão construídas uma delegacia e a futura Ponte do Pêra.
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