A promoção do desenvolvimento econômico do interior do Estado em todas as suas vertentes tem sido, ao longo dos últimos sete anos, o objetivo maior a ser alcançado através das ações de governo de forma integrada, ou seja, envolvendo todas as secretarias.
O planejamento estratégico que norteia as ações do Governo do Estado do Amazonas desde 2003 levou a administração estadual primeiramente a mapear as necessidades e potencialidades de cada calha de rio. Feito o diagnóstico de cada município, foram elencadas as ações destinadas a promover o desenvolvimento sustentável de cada região e micro região, respeitando e incentivando as peculiaridades de cada região.
Embora se saiba que as estradas da Amazônia são os seus rios, o Governo do Estado investe na implantação de novos viários e na melhoria das instalações portuárias, unindo os dois modais, de modo a garantir o escoamento da produção de cada município.
Em Uarini, por exemplo, na calha do Solimões, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF vem investindo na recuperação da orla fluvial e da infraestrutura viária da sede do município.
A Seinf também fiscaliza o andamento das obras de todas as demais secretarias. No que diz respeito às delegacias, por exemplo, esse trabalho de fiscalização vem sendo feito em Alvarães e Tefé, além dos municípios de Japurá, Maraã, Coari e Fonte Boa. Ainda em Alvarães, o Governo do Estado inaugurou recentemente as obras de recuperação e implantação do sistema viário da sede do município.
Já em Caapiranga, os trabalhos se concentram na construção de calçadas, meio fio e sarjeta, através de convenio com a prefeitura local. O município de Codajás, por outro lado, vem recebendo diversas ações em seu sistema viário urbano, ou seja, na sede do município, garantindo a trafegabilidade em todas as ruas e aumentando a qualidade de vida daquela população. Para garantir o escoamento da produção local, entre os centros produtores e o consumidor final, o Governo do Estado está promovendo, além da construção de um porto, melhorias na estrada Codajás-Anori.
Nenhum comentário:
Postar um comentário