O Governo do Estado do Amazonas vem promovendo a realização de obras em todos os municípios e comunidades do interior, sempre com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das populações interioranas. Estas ações estão distribuídas em todas as áreas de atuação do Governo do Estado, com destaque para aquelas inseridas nos setores de Infraestrutura, saúde e educação.
No Baixo Amazonas, por exemplo, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINF) recuperou recentemente o sistema viário dos bairros de Castanheira, Paulo Corrêa e Itaúna, em Parintins, além de ter implantado o sistema viário das comunidades do Mocambo, com 8,2km, Vila Amazônia, com 12 km e Caburi, com 13,3 km de extensão.
Agora mesmo estão sendo encerradas as obras de sistema viário das comunidades de Santa Rita do Tracajá, com 4 km de extensão, e Zé Açu, também com 4 km de extensão.
Interiorização do PAC – O Sistema de Pronto Atendimento ao Cidadão, o PAC, que reúne em um só local a maioria dos serviços oferecidos ao cidadão - como pagamento de luz, água e telefone; emissão de documentos como Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho, dentre outras demandas, promoveu uma verdadeira revolução em termos de atendimento ao cidadão em Manaus. A partir de agora, estes mesmos serviços estão sendo disponibilizados também no interior do Estado, com a construção de unidades do PAC nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara e Parintins.
Por conta desta determinação do Governo do Estado de levar também ao interior os mesmos benefícios oferecidos na capital, a Ouvidoria Geral do Estado contratou a reforma e adaptação de um imóvel destinado a abrigar o PAC de Parintins. A obra foi supervisionada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura.
Com um custo total da ordem de R$ 490.312,48, o Governo do Estado passa a oferecer na terra dos bumbás Garantido e Caprichoso, através do PAC, os mesmos serviços disponibilizados em Manaus - em um só local, facilitando assim a vida de todos os moradores daquele município.
Recuperação do Bumbódromo – Com a aproximação do festival folclórico de Parintins, há sempre a necessidade de se recuperar ou melhorar um ou outro item na arena dos bois. Neste ano não foi diferente, apenas a forma como isso está acontecendo.
O Governo do Estado repassou às associações dos dois bumbas o montante necessário para a realização das obras, que envolvem desde uma revisão geral das instalações elétrica e de hidráulica e pintura até a construção de novos banheiros para as galeras dos dois bois. O dinheiro foi repassado para as associações através da Secretaria de Cultura – SEC. As obras estão sendo supervisionadas pela SEINF.
Maués também recebe benefícios - O município de Maués também está sendo beneficiado com obras em seu sistema viário, como, aliás, vem acontecendo em todos os municípios, de forma direta ou através de convênios com as prefeituras locais. Ao todo, serão operacionalizados 57,5 km de obras de infraestrutura, com operações de tapa buraco, recapeamento, meio fio e sarjeta, com previsão de entrega para meados deste mês de junho.
Além disso, o Governo do Estado definiu a construção de uma nova unidade prisional, com investimentos da ordem de R$ 6.675.050,62. Situada na Estrada do Guaranatuba, a nova unidade prisional terá 4,6 mil metros quadrados e vai oferecer 125 vagas. Esta obra só está dependendo do licenciamento ambiental para ter inicio.
Água potável – Outra ação da mais alta importância, principalmente em termos de saúde, diz respeito ao fornecimento de água potável para a sede do município de Maués. Por determinação do Governo do Estado, a Secretaria de Infraestrutura – SEINF está realizando o desassoreamento do lago onde está situada a estação de captação de água daquele município, além da construção de um novo flutuante para a captação da água. A SEINF também está recuperando todas as instalações físicas do sistema de captação e tratamento de água, com a recuperação dos laboratórios de química, casa de bomba, estação de tratamento, reservatórios, pintura das instalações e implantação de 2.000 metros de rede de distribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário